Acerca de mim

A minha foto
Celorico da Beira, Beira Alta, Portugal
Morada: Avenida da Corredoura, Nº45 6360-346 Celorico da Beira Correio electrónico: paisdecelorico@gmail.com Contacto: 964166175

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ensino público vs. Ensino privado

Escolas já se podem candidatar ao concurso  

Alunos do público estão melhor preparados para ter sucesso no ensino superior



Enquanto as escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames, a formação no ensino público potencia o sucesso dos estudantes no ensino superior. As conclusões são de um estudo da Universidade do Porto, que acompanhou o percurso académico de 4280 alunos.
O estudo da Universidade do Porto debruçou-se sobre 4280 estudantes admitidos no ano letivo de 2008/09. Destes, 2226 concluíram 75% das disciplinas nos primeiros três anos da universidade. Aqueles que tiveram melhores resultados eram provenientes de escolas públicas.
José Sarsfield Cabral, pró-reitor da Universidade do Porto, disse ao Público, que avançou com a notícia, que “as escolas privadas têm grande capacidade para preparar os alunos para entrar (no ensino superior), mas o que se verificou é que, passados três anos, estes alunos mostraram estar mais mal preparados para a universidade do que os que vieram da escola pública”.
Estas conclusões vêm assim combater a ideia de fracasso do ensino público. “O desempenho dos estudantes no superior requer habilidades e capacidades que não são aquelas que decorrem de o aluno saber muito bem a matéria dos exames”, refere o pró-reitor.
José Sarsfield Cabral deu como exemplo o árduo caminho que alguns alunos provenientes de escolas de província têm de percorrer até chegar à universidade, salientando que isso os apetrecha de qualidades “que um aluno demasiado protegido não tem”.
“Os alunos das privadas saem-se pior porque estão habituados a ser mais acompanhados”, admitiu Sarsfield Cabral.

Sem comentários:

Enviar um comentário